domingo, 20 de janeiro de 2008

HISTÓRICO

Em 1997, o diretor e professor Carlos Pimentel foi contratado pelo SESC Nova Friburgo para elaborar e implantar o setor de teatro da instituição.
Foi criado, então, o Projeto Cena Aberta, com o objetivo de estabelecer uma programação teatral sistemática e de qualidade, visando à formação de platéias.
Profissionais de teatro foram convidados a ministrar oficinas para o desenvolvimento técnico e artístico das pessoas interessadas em teatro na cidade.
Espetáculos e performances foram montados com os alunos destas oficinas e apresentados nos teatros do SESC e em outros espaços culturais.
Paralelamente, foram retomados os Festivais de Teatro em Nova Friburgo, com a parceria da Prefeitura Municipal.
Estas ações renderam frutos e ajudaram a movimentar e incentivar o setor cultural de Nova Friburgo.

No ano 2000, Carlos Pimentel optou por desligar-se do quadro de funcionários do SESC e criar o Laboratório Cênico, reunindo num único grupo as turmas de teatro que estudavam e pesquisavam de forma isolada.
Sua intenção foi integrar estas pessoas, criar espaços para o desenvolvimento de suas potencialidades intelectuais, artísticas e humanas, gerar reflexão, incentivar a experimentação cênica e, como consequência deste trabalho, formar um repertório teatral de qualidade.
Para alcançar estas metas, o projeto promove aulas de interpretação, corpo, voz e teoria.
Organiza leituras e debates sobre textos dramáticos e teóricos, exibe filmes e documentários relacionados às artes cênicas.
A parceria entre o Laboratório Cênico e o SESC contribui para o desenvolvimento da vida cultural de Nova Friburgo e representa um espaço importante para as pessoas que procuram na linguagem cênica uma forma de auto-conhecimento e expressão.

Nenhum comentário: