O livro é uma coletânea de poesias premiadas no II Prêmio SESC de Poesia e dele fazem parte três poetas friburguenses: Maria Lua, Sérgio Bernardo e Manoel Gomes.
Procuramos, então, utilizar os poemas destes escritores na construção de uma apresentação performática que pudesse, além de valorizar a qualidade dos textos, despertar o interesse dos espectadores pelo seu impacto visual e gestual.
Criamos, assim, uma estrutura cênica em que um poeta andarilho surge ao longe, puxando um carrinho, e sobre ele traz o suporte para o registro de seus pensamentos, ou seja, folhas em branco. Estas folhas são simbolizadas por três atrizes caracterizadas com esta cor.
Elas vêm completamente imóveis mas, à medida em que o poeta escreve no papel seus pensamentos, ganham movimento e de suas bocas ouvimos o que está a escrever o poeta.
Desta forma, os poemas inseridos no livro vão sendo mostrados à platéia.
Ao final da performance, as atrizes são levadas embora pelo poeta, enquanto tiram de caixas brancas cópias das poesias trabalhadas na apresentação e as jogam para o público.
Ao som de uma música impactante, o conjunto se afasta, enquanto os papéis ainda flutuam em direção aos espectadores.
A sensação final é a de que o poeta e a beleza de sua criação vão viajar para outros lugares, chegar a novas pessoas, mas no chão e nas mãos dos espectadores ficaram as marcas da criação poética.
FICHA TÉCNICA
Roteiro, Direção e Sonoplastia - Carlos Pimentel
Elenco:
Angélica Silveira
Célio Hottz
Elaine Braga
Luciano Santos
Angélica Silveira
Célio Hottz
Elaine Braga
Luciano Santos
Roberta Heggendorn
Tatiana Maduro
Tatiana Maduro
Iluminação: Erlon Ismério
Produção: Laboratório Cênico
Nenhum comentário:
Postar um comentário