sábado, 19 de janeiro de 2008

Repertório: LÁ

Maria é brasileira, jovem, nordestina e sonhadora. Seus maiores sonhos estão ligados à sobrevivência e à segurança de sua familia. Nascida numa das regiões mais áridas do país, ela recusa o destino imposto, deixa os parentes e migra para o Rio de Janeiro, em busca de uma vida melhor.
Para contar esta história, o Laboratório Cênico concebeu um espetáculo amparado em duas idéias centrais: a primeira é a utilização da obra de Elis Regina para a criação das atmosferas necessárias à construção dos mundos – interno e externo – da personagem. As músicas escolhidas contam e comentam a trajetória da jovem, de forma una e fluida.
A segunda idéia é uma homenagem ao teatro, uma vez que se trata do espetáculo comemorativo dos 5 anos de atividades do Laboratório Cênico. Neste caso, procedimentos, rituais e exercícios próprios dos bastidores do teatro são assumidos diante da platéia. Em nenhum momento pretende-se esconder o jogo teatral, ao contrário, ao revelá-lo cria-se uma nova ordem cênica, onde atores e espectadores tornam-se cúmplices da trajetória de Maria.
Ao unir músicas interpretadas por uma das maiores cantoras brasileiras, partituras corporais inspiradas nos bastidores do teatro e textos escritos especialmente para esta montagem, a direção pretendeu abordar um tema antigo de forma inovadora, artística e poética.




























FICHA TÉCNICA

Roteiro, Trilha Sonora e Direção: Carlos Pimentel

Elenco: Adriane Kaestli, Alex Fontte, Clara Maria, Cláudio Milhomem, Cristiano Victor, Diana Cardinot, Elaine Braga, Jerônimo Nunes, Kamilla Mussi, Luciana Araújo, Marco Moraes, Maylla Nideck, Mariana Aguiar, Michelle Dias de Castro e Tatiana Maduro

Figurinos: Patricia Aguiar

Adereços: Alexandre Cunha e Ana Sandra

Iluminação: Carlos Pimentel

Projeto Gráfico: A. Silvério

Fotos: Regina Lo Bianco

Foto com espelhos: Andre Philipe

Produção: Laboratório Cênico


COMENTÁRIOS DE ESPECTADORES:

“LÁ é emocionante, vibrante. O espetáculo tem uma enorme força porque foi montado pelo Laboratório Cênico, um grupo construído na comunidade e que cresce a cada nova realização.”
RENATO BRAVO – Gerente do SESC Nova Friburgo


“ (...) Do início ao fim, fui totalmente envolvida pela encenação. A interpretação dos atores; a movimentação no palco, tanto dos atores quanto a do cenário versátil; a música; a direção, tudo irrepreensível. Cativante, envolvente, a montagem me deixou em clima de euforia. Saí do teatro estimulada pela qualidade do trabalho apresentado. No dia 09 de dezembro estarei “lá”, assistindo mais uma vez este belo espetáculo. Parabéns, Laboratório Cênico!!!”
ELIZABETH MALDONADO – Coordenadora da Usina Cultural - CENF (Nova Friburgo)


“A forma como esta história comum é dramatizada faz a diferença. A vida de Maria conta com as músicas de Elis Regina. Um primor! Parece que Elis cantava pensando em Maria, já que suas canções coincidem com o viver da personagem. (...) O espectador se sente nos bastidores do espetáculo. Muito interessante! (...) Reserve um espaço na sua agenda e vá até “LÁ”. Você terá bons momentos para se divertir e se emocionar com boas interpretações e excelentes músicas.”
ALINE LOUBACK – Formanda em Letras


“A montagem do espetáculo LÁ pelo Laboratório Cênico apresenta uma integração perfeita entre a trama, o repertório de Elis Regina e a magia do teatro. Essa costura resulta - através da direção precisa de Carlos Pimentel e do talento e dedicação do elenco – em um espetáculo leve, capaz de emocionar o espectador, além de mostrar com uma linguagem agradável um tema polêmico e ainda presente em nossa realidade.”
WILSON WAGNER – Produtor Cultural


“Estou aqui simplesmente para parabenizar o grupo pelo espetáculo apresentado neste fim de semana. (...) Tudo o que eu mais queria é que “voltasse a fita” pra eu ver tudo outra vez assim que o espetáculo foi encerrado.”
MICA-ÍCA IU – Mensagem de espectadora através do site ORKUT



“Não poderia deixar de registrar a minha satisfação em ter assistido à estréia do espetáculo LÁ. À saída, os espectadores só teciam elogios a respeito do trabalho e eu era um deles. O trabalho é extremamente profissional, os atores estavam demais e a idéia é espetacular. Creio que muitos ao chegarem não imaginavam nem 10% do que aconteceria dentro daquele teatro. Foi fantástico, emocionante e de uma sensibilidade marcante.”
FERNANDA CATELANI - Fisioterapeuta

Nenhum comentário: